Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda em Caruaru

Começou nesta segunda (17) a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que segue até o dia 26 de maio em Caruaru. De acordo com a Secretaria de Saúde, esta primeira semana, de 17 a 21 de abril, será dedicada à imunização, apenas, dos profissionais de saúde, que deverão se dirigir aos postos para serem vacinados em todas as 69 equipes de Saúde da Família, além dos cinco Centros de Saúde.  

O objetivo da campanha é contemplar grupos prioritários e de maior vulnerabilidade. O dia “D” da campanha será realizado no dia 13 de maio. Segundo a secretaria, este ano, o Ministério da Saúde deve encaminhar para Caruaru cerca de 35 mil doses da vacina. A vacinação é destinada às gestantes; puérperas até 45 dias; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; profissionais da saúde; povos indígenas; indivíduos acima de 60 anos; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou que possuam condições clínicas especiais, com apresentação de prescrição médica; professores da rede pública e particular; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

As crianças que no ano passado tomaram duas doses devem retornar aos pontos de vacinação para tomar a dose única. De acordo com Juliane Santana, coordenadora do Programa de Imunização no município, a vacina possui uma contraindicação. “Pessoas com reação alérgica a ovo de galinha ou que apresentaram reações quando tomaram ano passado não podem se vacinar”, afirma.

João Pedro

Estudante do 6º período de Jornalismo e estagiário aqui no Mídia Urbana.