Caruaru está na lista das 50 cidades mais perigosas do mundo

A revista britânica The Economist divulgou, na última sexta-feira (31), uma matéria com dados acerca das cidades mais perigosas do mundo. Os dados foram coletados pelo centro de pesquisas brasileiro, Instituto Igarapé, e apontam Caruaru como uma das 50 cidades mais perigosas do mundo. O levantamento leva em consideração as cidades com mais de 250 mil habitantes e os homicídios registrados até 2016.

Caruaru aparece em destaque no gráfico, assim como a capital gaúcha, Porto Alegre, e Manaus, capital da Amazônia. O levantamento aponta que a Capital do Agreste possui uma proporção de mais de 60 homicídios para cada 100 mil habitantes. Ainda de acordo com o levantamento, das 50 cidades, 43 estão na América Latina e no Caribe. A pesquisa mostra também que os índices de assassinato no Brasil caiu em relação às grandes cidades, no entanto, aumentou em cidades menores.

A matéria da revista britânica aponta que a principal causa da violência deve-se ao fato de que na América Latina estão os países que lideram a produção de cocaína, e que o Brasil, por ser o segundo maior consumidor de cocaína e ter cerca de metade das cidades na lista, é considerada a “capital mundial dos homicídios em geral”, com 56.212 crimes de morte registrados em 2015.

Veja o gráfico:

João Pedro

Estudante do 6º período de Jornalismo e estagiário aqui no Mídia Urbana.