Estudantes fazem protesto para pedir Passe Livre em Caruaru

Estudantes de diversas escolas realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira (28), em Caruaru. Os alunos marcharam pelas principais ruas do centro reivindicando o direito ao Passe Livre no transporte público municipal, além de outras demandas. A manifestação foi promovida União dos Estudantes Secundaristas de Caruaru (UESC).

De acordo com a diretora da UESC, Lene Correia, o protesto, que reuniu cerca de 300 estudantes, também foi contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência, contra a Escola Sem Partido e também pela estrutura precária das escolas da cidade.

Estudantes conversaram com a prefeita Raquel Lyra no prédio da Prefeitura. (Foto: Lene Correia/UESC)

Com relação à Lei do Passe livre aqui em Caruaru, é uma reivindicação nossa há mais de duas décadas. Diversas cidades do estado, algumas menores que Caruaru, já conseguiram. A gente acredita que depois desse tempo de luta e de várias audiências na Câmara isso está mais perto de acontecer”, comenta Lene.

Os estudantes também seguiram para o prédio da Prefeitura, onde foram recebidos pela prefeita Raquel Lyra (PSDB). “Discutimos com a prefeita sobre a estrutura das escolas, que são precárias. Tem escolas, por exemplo, que constam no censo que possuem quadra, mas quando a gente vai fazer fiscalização não constam quadra“, afirma a diretora.

O protesto terminou em frente à agência do INSS, no bairro Maurício de Nassau, para pedir o fim do trâmite da PEC da Reforma da Previdência. “A gente tem consciência de que isso vai afetar de fato a classe trabalhadora e consequentemente a juventude, que daqui a um tempo vai ocupar também os postos de trabalhos“, disse Lene.

João Pedro

Estudante do 6º período de Jornalismo e estagiário aqui no Mídia Urbana.