Historiador destaca grandes nomes do radialismo de Caruaru

Nesta terça-feira (07), é comemorado o Dia do Radialista, que foi instituído através de um decreto criado pelo presidente Getúlio Vargas, em 1945. Na época a data era comemorada no dia 21 de setembro, porém, em 2016, a comemoração foi mudada para 7 de novembro em homenagem ao nascimento do músico e radialista Ary Barroso.

Agenor Farias, locutor caruaruense que trabalha há 64 anos no Rádio.

O historiador e professor, José Urbano, em entrevista com o PMU, contou que o rádio chegou em Caruaru em 1951, através da Rádio Difusora. O historiador ainda citou nomes que marcaram a história do rádio na cidade. “Teodorico Barreto, Geovani Rosendo, Marconi do Amaral, Zélia Maria, MacDowell Holanda, José Santana, Lenildo Lima, Dimas Xavier são já falecidos. Entre nós os antigos Ivan Bulhões e Agenor Farias, Marco Moura e Vasconcelos Lima”. 

Francisco Pessoa Queiroz, fundador da Rádio Difusora. (Foto: Acervo/Urbano Silva)

Urbano contou também a respeito da rádio antes da chegada da TV. “Antes da TV, foi o rádio que fez a cobertura de eventos como São João, Vaquejada e Futebol em Caruaru. As eleições tinham cobertura 24 horas, por apurações que duravam 10 dias”. 

O radialista Marco Moura, de 70 anos, diz que faz 52 anos que ele é comunicador, e tem muito orgulho de ter feito parte dessa história de Caruaru. “Para mim foi uma honra participar dessa classe de comunicação, que é feita pelos radialistas. E nesse dia não poderia deixar primeiro de dizer que desde a mocidade sempre tive a oportunidade e a vontade de ser comunicador, o que fui ate hoje” se emociona.

Radialista Marco Moura. (Arquivo pessoal)

Marco contou ainda que fez faculdade de direito, porém não era o que ele gostava. “Um detalhe importante: é bom a gente trabalhar no que gosta. Eu, mesmo tendo feito o curso de bacharelado em direito, preferi continuar sendo comunicador” relata.

 

Sabrina Sales

Estudante do sexto período de Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo pela Unifavip – DeVry em Caruaru/PE.