Homicídios aumentam 48% entre janeiro e junho em Caruaru

Insegurança, medo e violência, sentimentos e uma realidade que passaram a fazer parte do dia a dia do caruaruense. A maior cidade do interior do Estado, está entre as que mais tem registrados casos de homicídios, e os dados só tem aumentado nos últimos três anos. De acordo com a Secretária de Defesa Social (SDS), somente entre janeiro e maio de 2017, já foram registrados 133 homicídios. O PMU contabilizou também o mês de junho, já que os dados referentes a este mês só serão divulgados no próximo dia 15.

Incluindo o mês de junho, o número sobe para 154 assassinatos no primeiro semestre deste ano. Contudo, mesmo que o número de homicídios que serão divulgados pela SDS para junho sejam menores, o total apenas entre janeiro e maio já superam o número de assassinatos no primeiro semestre do ano passado.

Em comparação com os anos anteriores, no mesmo período de 2016, foram registrados 104 homicídios, já em 2015, entre janeiro e junho foram registrados 101 homicídios na Capital do Agreste. Veja a comparação mês a mês com 2016. 

2016 2017
JANEIRO 21 21
FEVEREIRO 11 21
MARÇO 21 29
ABRIL 22 31
MAIO 10 31
JUNHO 19 21

Em resposta a solicitação do PMU, por meio de nota, a assessoria de imprensa da SDS informou que “Pelo terceiro mês consecutivo, as estatísticas de homicídios caíram no Estado, demonstrando que os ajustes operacionais feitos nas polícias desde o ano passado começam a trazer resultados. Na cidade de Caruaru, a partir do trabalho integrado realizado pelos Órgãos Operativos da SDS, os números de homicídios estão decrescentes. Os dados que serão apresentados, em coletiva até o 15º dia, mostrarão a quebra na curva ascendente de CVLIs que vinha desde o segundo semestre de 2014″.

Ainda de acordo com a nota, ações em operações estariam reduzindo os números da violência. “Esses resultados são frutos de operações de repressão qualificada e foco no combate aos grupos de extermínio e homicidas, além da maior ostensividade policial em áreas e horários considerados vulneráveis”.

Até o fechamento desta matéria, neste mês de julho foram registrados três novos assassinatos. O último aconteceu na manhã na terça-feira (04), no bairro Boa Vista I, quando um casal de criminosos tentou assaltar um policial que não estava em serviço. Ele reagiu ao crime e a dupla foi alvejada por tiros. Nenhum dos dois resistiu aos ferimentos e morreram.

Mikhael Marcolino

Jornalista pela Unifavip/DeVry. Sempre em busca da melhor informação com credibilidade e responsabilidade, é um apaixonado pelas belezas naturais, música, gastronomia e cultura de Caruaru, além de um amante da cultura pop.