IFPE Campus Pesqueira oferta 188 vagas no Vestibular 2018.1

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira está ofertando 188 vagas no Vestibular 2018.1. As inscrições começaram nesta última segunda-feira (16) e seguem até 05 de novembro. Elas devem ser feitas exclusivamente pelo site www.cvest.ifpe.edu.br. Nesse mesmo portal, é possível emitir o boleto bancário (GRU) para o pagamento da taxa no valor de R$ 30,00 para os cursos técnicos e R$ 55,00 para os superiores. O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até 06 de novembro.

Os candidatos com renda inferior ou igual a um salário mínimo e meio que sejam oriundos de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas, bem como os egressos de programas como o Mulheres Mil e o PROIFPE, podem solicitar gratuidade na inscrição até o dia 19 de outubro pelo site da instituição. A entrega da documentação deve ser feita no Campus Pesqueira até o dia 20 de outubro. A inscrição é gratuita para os que concorrerão às vagas dos cursos Proeja. A lista dos contemplados com a isenção será divulgada no dia 25 de outubro. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2018.1.

Na edição do Vestibular 2018.1, o Campus Pesqueira está ofertando 72 vagas para os cursos técnicos presenciais integrados que são destinados para candidatos com ensino fundamental concluído até a data de matrícula. Nessa modalidade são dois cursos: edificações (36 vagas) para estudar no período da manhã e eletrotécnica (36 vagas) para o período da tarde.

Já os candidatos com ensino médio concluído ou equivalente até a data de matrícula podem concorrer as 36 vagas do curso técnico subsequente em eletrotécnica para estudar no período noturno. Também nesta edição, estão sendo ofertadas 80 vagas para cursos de nível superior, divididas entre licenciatura em matemática (40 vagas) e licenciatura em física (40 vagas).

PROVAS – As provas ocorrerão no dia 10 de dezembro e os candidatos deverão comparecer ao local do certame munido de cartão de inscrição, documento oficial de identificação com foto em perfeito estado e caneta esferográfica de tinta na cor preta ou azul.

A duração das provas será de 3 horas, das 9h às 12h para os cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente. Já as provas para os cursos de nível superior terão duração máxima de 4 horas, das 9h às 13h.
Sobre os conteúdos, a prova para os cursos técnicos integrados terão 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, ou seja, ciências e estudos sociais.

Já a prova dos cursos técnicos subsequentes também terão 30 questões, divididas em 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, sendo contempladas física, química, biologia, história e geografia.
As provas de nível superior serão de 50 questões divididas em 8 matérias, além de uma redação. As matérias são Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. A redação deverá ser produzida em formato de texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto pela Comissão Elaboradora da Prova.

Mikhael Marcolino

Jornalista pela Unifavip/DeVry. Sempre em busca da melhor informação com credibilidade e responsabilidade, é um apaixonado pelas belezas naturais, música, gastronomia e cultura de Caruaru, além de um amante da cultura pop.