Mais de 3 mil pessoas na ‘Caminhada da Paz’ em Caruaru

Nesta quinta (21) a Sociedade Civil de Caruaru em seus diversos segmentos sociais saiu pelas ruas do centro da cidade na Caminhada pela Paz em Caruaru. Cerca de 3 mil pessoas seguiram da Estação Ferroviária e passaram pela Avenida Rio Branco, Rua Duque de Caxias até o Marco Zero da cidade para um ato público social. Todos fizeram um minuto de silêncio para lembrar as 205 vítimas da violência no município, representadas pelas cruzes brancas em mesmo número afixadas no local. No encerramento, participantes soltaram uma pomba branca e 200 balões de gás brancos, simbolizando a paz.

(Foto: Arnaldo Felix)

O momento foi marcado por preces religiosas desferidas por representantes de três religiões: o pastor da Igreja Universal Carlos Santos, o Bispo da Igreja Católica de Caruaru, Dom Bernardino Marchió e o babalorixá Ivan Ty Airá, representando as religiões de Matriz Africana. De mãos dadas e juntos com a multidão, os religiosos rezaram a oração do Pai Nosso e pediram paz.

(Foto: Arnaldo Felix)

Para dona Telma Rejane Alves o ato foi importante já que a paz deve prevalecer. “O que me trouxe aqui hoje foi a violência que tá muito grande e precisa ser lembrada e combatida”, argumentou. Já o estudante Gabriel Silva Câmara, de 12 anos, acredita que o engajamento da juventude estudantil em favor da paz faz a diferença. “É importante neste ato a participação dos estudantes para que se propague a paz em Caruaru, por isso as escolas se juntaram aqui hoje”, declarou.

Compareceram ao ato estudantes de escolas públicas e privadas, além de membros de igrejas evangélicas e católicas, representantes da comunidades afro e de terreiros, de diversos conselhos setoriais, da indústria, comércio, poder público, judiciário, executivo e legislativo. Também participaram representantes da OAB, associações de moradores, ONGs, de movimentos LGBTI e estudantil. A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, também se fez presente no ato.

Receba notícias atualizadas direto no seu WhatsApp sem participar de grupos. Totalmente grátis. Envie "PMU" para o número (81) 9 9808-0173.

Leonardo Santos

Fundei o Portal Mídia Urbana. Sou formado em Jornalismo pela UNIFAVIP/DeVry e a paixão em escrever para a web começou em 2008 (desculpa aí). Viciado em música - muita música - também sou aficionado em tecnologia. Além do Portal, trabalho como assessor de imprensa e social media e possuo um canal no YouTube.