Saque das contas inativas do FGTS movimenta agências da Caixa em Caruaru

Desde o último sábado (08), a Caixa Econômica Federal liberou o saque das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os nascidos em março, abril e maio. De hoje até a próxima quarta-feira (12), as agências de todo o país abrirão duas horas mais cedo para atender os trabalhadores que têm direito a receber o recurso. Em Caruaru, a movimentação na agência da Caixa localizada na rua Capitão João Velho, no Centro, foi intensa na manhã desta segunda-feira (10).

Movimentação na Caixa da rua Capitão João Velho, no Centro, foi intensa na manhã de hoje (Foto: João Pedro/PMU)

Muitas pessoas aguardavam na fila mesmo antes da abertura da agência. Em muitos, o sentimento de expectativa foi o mesmo. Maria Imaculada, de 38 anos, por exemplo, conta que no momento está desempregada e que já sabe o que vai fazer com o dinheiro. “Meu plano para o FGTS é ajeitar a minha casa, terminar ela toda e comprar uns dois móveis que estão faltando“, afirma. 

Já o assistente social Lucas Barros, de 24 anos, afirma que ainda não sabe o que vai fazer com a quantia. “Ainda não tenho muita expectativa de como vou gastar, mas estou aqui para receber o que é um direito meu e depois vou aproveitá-lo da melhor forma”, conta.

Neste segundo lote, cerca de 7,7 milhões de brasileiros irão sacar os recursos das contas inativas do FGTS. O valor total disponível para esta segunda fase chega a R$ 11,2 bilhões e equivale a 26% do total disponível. Os trabalhadores têm até 31 de julho para realizar o saque, caso não recebam automaticamente em conta. A Caixa ainda orienta que o trabalhador leve a Carteira de Trabalho e o termo de rescisão do contrato, para o caso de haver divergências no sistema.

 

João Pedro

Estudante do 5º período de Jornalismo e estagiário aqui no Mídia Urbana.