Teatro João Lyra Filho poderá ser municipalizado em Caruaru

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (20), um requerimento que solicita a municipalização do Teatro João Lyra Filho, em Caruaru. De acordo com o texto da proposta, redigida pelo vereador Marcelo Gomes, o objetivo é movimentar as artes cênicas na cidade, com a promoção de mais apresentações artísticas e atividades de formação. Atualmente o teatro pertence à Fundação Assistencial Cultural e Educacional de Caruaru-FACEC e, caso o projeto seja aprovado, a Prefeitura poderá coordenar as atividades no local e desenvolver um calendário permanente de shows e espetáculos, principalmente teatrais.

Com a municipalização, Gomes espera que haja um aumento de verbas e a criação de um programa de atividades para o ano inteiro, em ações conjuntas que podem manter a Associação atuando em conjunto com a Fundação de Cultura. “Mesmo com o esforço heroico do pessoal da Associação dos Artistas de Caruaru, que hoje comanda o Teatro, a falta de investimentos limita as possibilidades de promoção de seminários, oficinas, cursos, festivais e outras exibições musicais, de teatro e artes cênicas”, observa o parlamentar. 

O Teatro João Lyra Filho foi inaugurado em 1972 e originalmente conduzido por Fernando Lyra, um dos primeiros presidentes da FACEC, tendo abrigado, ao longo dos 45 anos de funcionamento, inúmeras promoções teatrais, musicais e experimentais no município.

João Pedro

Estudante do 6º período de Jornalismo e estagiário aqui no Mídia Urbana.