Calendário de vacina sofre mudança em 2018

HomeCARUARU E REGIÃO

Calendário de vacina sofre mudança em 2018

As mudanças ocorreram na meningocócia C e na vacina contra varicela.

O calendário nacional de imunização passou a incluir a segunda dose da vacina contra varicela (catapora) em 2018. A primeira dose é aplicada em crianças de 15 meses com a vacina Tetra Viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), a segunda dose será feira em crianças de 4 a 6 anos.

A varicela é uma doença viral aguda, contagiosa, que apresenta lesões avermelhadas na pele, e normalmente acompanhada de febre moderada. Após o primeiro contágio, a pessoa está imune, mas o reforço da vacina tem como objetivo diminuir os surtos, principalmente em escolas.

O calendário de 2018 conta com outra mudança, a faixa etária para a vacina meningocócia C, antes a vacina era para adolescentes a partir dos 12 anos, agora será para adolescentes entre 11 e 14 anos. A vacina continua sendo aplicada, em duas doses, em crianças com 3 meses e 5 meses, além de um reforço aos 12 meses. 

“É importante que toda a população, das crianças aos idosos, mantenha a caderneta de vacinação atualizada. Por meio da imunização, podemos evitar diversas doenças e também óbitos”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
    DISQUS: