Você sabe o que é a data magna de Pernambuco?


Continua após a publicidade
Em junho de 2017, a Lei nº 16.059, que transforma o dia da Data Magna de Pernambuco em feriado estadual foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Em 2018 é a primeira vez que o feriado será comemorado.
A data presta homenagem à Revolução Pernambucana de 1817, momento em que o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial e que foi considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil.
Durante a Revolução Pernambucana, o estado foi uma república livre da Coroa Portuguesa, o que só durou um pouco mais que 70 dias. No século XIX a maçonaria juntamente com o clero católico lutavam pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. Durante os quasse três meses de Revolução, constituiu-se uma Constituição Provisória.
Durante a Data, o hasteamento solene da bandeira de Pernambuco deve ser realizado pelo poder público no Palácio do Governo e flores devem ser colocadas no Monumento aos revolucionários, que fica localizado no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Recomendado para você