Mais de 200 servidores com risco de perder a aposentadoria

HomeCARUARU E REGIÃO

Mais de 200 servidores com risco de perder a aposentadoria

Fraude identificada pela Polícia Federal pode afetar a aposentadoria de servidores municipais brasileiros.

Investigações realizadas pela Polícia Federal desde 2013 está colocando em risco a aposentadoria de aproximadamente 200 servidores municipais do Brasil. Durante a operação mais recente, realizada em abril, 28 institutos de Previdência de Estado e municípios foram encontrados com irregularidades.
Das 5.570 cidades brasileiras, 2.089 mantém o regime próprio de previdência municipal, que são os chamados RPPS, que estão sob investigação. Esse tipo de sistema funciona com a cidade nomeando um administrador, que deve buscar a melhor forma de investir o dinheiro do servidor.
As fraudes estão sendo identificadas, pois os valores estavam sendo repassados para empresas de fachadas, que investiam em títulos podres. O administrador, em troca de comissão, esconde a real situação do investimento. O subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Previdência, Narlon Gutierre, disse que os RPPS concentram hoje um total R$ 254 bilhões. Deste valor, cerca de R$ 140 bilhões estão investidos em aplicações de renda fixa – o alvo das fraudes.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0