Com esse novo modelo, o cidadão acompanha o andamento da solicitação pelo "Meu INSS" ou pelo número 135.
Para encurtar a distância entre o segurado e o benefício, quem acessar o portal Meu INSS ou ligar para o 135, receberá diretamente o número do protocolo de requerimento ao invés de agendar uma data para ser atendido. Inicialmente, a medida vale apenas para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.
Com esse novo modelo, o cidadão acompanha o andamento da solicitação pelo “Meu INSS” ou pelo número 135, e só precisará comparecer a uma agência do INSS se for chamado. Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
A mudança irá ajudar a aumentar o número de vagas para quem precisar ir a uma agência apresentar algum documento, assim, a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido. E com a ampliação da concessão automática, a tendência é que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, ou seja, os cidadãos poderão saber a resposta mais rapidamente.
COMENTÁRIOS