Semana da Amamentação é comemorada no mês de agosto em Caruaru

HomeDIRETO DA REDAÇÃO

Semana da Amamentação é comemorada no mês de agosto em Caruaru

Conheça os benefícios do leite materno.

Agência do trabalho oferece 7 vagas nesta quinta (26) em Caruaru
Confira vagas de emprego de Caruaru e outras cidades do Agreste
Diocese divulga programação da posse do novo bispo de Caruaru

Devido a importância dessa data, a equipe do PE Agora conversou com a coordenadora de alimentação e nutrição de Caruaru, Camilla Lopes, que contou que a Secretaria de Saúde trabalha a comemoração a essa data o mês inteiro, que é o agosto dourado, levando em conta que o leite materno vale ouro.

Camilla explicou também que a amamentação é muito importante tanto para a mãe, quanto para o bebê. “O leite materno é importante para fortalecer o sistema imune, o sistema respiratório, preveni também doenças futuras, como diabetes, hipertensão e a obesidade. Para a mãe previne câncer de ovário e de mama e o útero volta ao normal mais rapidamente”.

Em relação ao período em que a amamentação deve ocorrer a coordenadora informou que o ideal é que o aleitamento materno ocorra exclusivamente até os seis meses de vida, em livre demanda, sem hora nem lugar, e após esse período, enquanto a mãe e a criança ainda quiserem é importante continuar pelo menos até os dois anos de vida.

MITOS SOBRE A AMAMENTAÇÃO

Camilla desmentiu alguns mitos muitos comuns sobre o aleitamento materno. Um dos mitos mais comuns e que “o leite é fraco”, não existe leite fraco, o ideal é que a mãe seja acompanhada por um bom profissional, para aprender a pega correta, qual a forma correta de oferecer o peito a criança.

Outro mito muito comum é “amamentação é de 3 em 3 horas”, Camilla explicou que na verdade não existe hora para amamentar, deve ser feita em livre demanda, sempre que a criança estiver com fome, ela pode mamar.

Por último, aquele velho mito que faz com que muitas mães parem de amamentar “pouco leite materno”, na verdade, a mãe não tem pouco leite, ela deve mudar a amamentação, ingerir muito liquido e estimular a produção, com a própria amamentação.

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO

A equipe do PE AGORA também entrou com a nutricionista Vírginia Bezerra, que é coordenadora do Banco de Leite Humano de Caruaru, que contou que o estoque de leite materno na cidade está abaixo do esperado, atualmente o banco só conta com 10 litros de leite.

Virgínia explicou que todas as mulheres que tiverem leite em excesso e estiverem com os exames HIV, HBsAg e VDRL não reagente podem doar leite. “Para realizar a coleta basta prender o cabelo, colocar máscara, lavar as mãos e braços com água e sabão e a mama só água. Podem tirar na própria residência ou ir ao hospital”.

Após ser retirado, o leite deve ser no congelador e perto de 15 dias ser levado o banco de leite para o mesmo ser pasteurizado, aumentando esta validade para 6 meses. O mesmo deve ser mantido em um potes de vidro com tampa plástica rosqueável, como aqueles de café solúvel.

A nutricionista explicou o que é feito com o leite. “É oferecido para os recém-nascidos do hospital que estão na UCI (unidade de cuidados intermediários), que nascem com 500g, 600g, 1 kg, 1,5kg”. As lactantes que tiverem interesse em fazer a doação do leite materno basta entrar em contato através do telefone 3719-9338 ou ir diretamente no Hospital Jesus Nazareno

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: