Saiba como realizar o auto exame para detectar o câncer de mama

(Foto: Reprodução/Internet)

Durante este mês é realizado o Outubro Rosa em todo o país. A campanha tem como objetivo conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre o câncer de colo do útero.

A equipe do Mídia Urbana conversou com a enfermeira Priscila Silva, que deu dicas como prevenir o câncer e ensinou como o auto exame deve ser realizado.

Continua após a publicidade

Priscila contou que os hábitos saudáveis são os principais aliados na prevenção da doença. “As praticas de exercícios físicos, a conscientização no consumo de bebidas alcoólicas e não fumar interverem diretamente na prevenção de um possível câncer”.

EXAMES

Para descobrir o câncer precocemente a mulher pode realizar o auto exame em casa, Priscila explica que tem duas formas de realizar o exame em casa.

Na primeira opção, a mulher deve se posicionar em pé em frente a um espelho e observar a simetria, depois deve-se colocar a mão na cintura fazendo uma leve pressão e observar o formato do peito, depois se deve apalpar com as polpa dos dedos em formato circular. Por ultimo, ela deve colocar um braço por trás da cabeça e observar a posição do peito, a textura da pele, e observar o mamilo se tem algum tipo de secreção.

A outra opção de se fazer o auto exame é deitada. A mulher de posicionar uma toalha dobrada abaixo do ombro e deitar de lado,após se deitar, deve-se apalmar as mamas com a polpa dos dedos de forma circular, também deve se avaliar próximo a auxila e os mamilos.

Após os 30 anos é indicado que a mulher realize exames clínicos a cada 2 anos. O auto exame pode ser realizado frequentemente.

A PRESENÇA DO NÓDULO

Priscila Silva ressalta que nem todo nódulo é um câncer. “Existem vários tipos de nódulos que podem ser encontrados, essa é a importância do auto exame, para poder procurar um profissional para saber qual a procedência do nódulo”.

Recomendado para você