Jair Bolsonaro (PSL) é eleito presidente do Brasil com 55,54% dos votos

HomeCARUARU E REGIÃO

Jair Bolsonaro (PSL) é eleito presidente do Brasil com 55,54% dos votos

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Jair Messias Bolsonato (PSL), 63 anos, foi eleito neste domingo (28), Presidente do Brasil com 55,54% dos votos apurados. Bolsonaro quebra um ciclo de anos do Partido dos Trabalhadores no comando do país desde a era Lula (2003 a 2010) e a era Dilma Rousseff (2010 – 2016).

A campanha de Bolsonaro foi marcada por polêmicas. Frases de vídeos antigos do candidato ressurgiram nas redes sociais e causaram comoção – a favor e contra Bolsonaro. Contudo, o movimento não foi suficiente para impedir que Jair Bolsonaro se elegesse Presidente do Brasil neste domingo.

No meio da campanha, Jair Bolsonaro sofreu um atentado a faca que o afastou por quase metade do primeiro e segundo turno. Ele não participou de debates na TV e sua campanha tomou força através das redes sociais.

BIOGRAFIA

Jair Bolsonaro (1955) é capitão da reserva do Exército e político brasileiro. Exerce seu sétimo mandato de deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro. É candidato à Presidência da República nas eleições de 2018.

Jair Messias Bolsonaro nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 21 de março de 1955. Filho de Perci Geraldo Bolsonaro e de Olinda Bonturi, ambos descendentes de famílias italianas. Foi aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas. Em 1977 formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, Rio de Janeiro. Cursou a Brigada de Paraquedismo do Rio de Janeiro. Em 1983 formou-se no curso de Educação Física do Exército. Chegou à patente de Capitão.

Carreira Política

Em novembro de 1988, Jair Bolsonaro foi eleito para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Em outubro de 1990, foi eleito deputado federal pelo PDC. Renunciou o mandato de vereador e tomou posse na Câmara dos Deputados em 1991. Em 1993, participou da fundação do Partido Progressista Reformador (PPR), nascido da fusão do PDC e do Partido Democrático Social (PDS).

Em 1994 foi reeleito e na sua candidatura, a sua plataforma de campanha incluía a luta pela melhoria salarial para os militares, o fim da estabilidade dos servidores, a defesa do controle da natalidade e a revisão da área dos índios ianomâmis. Foi mais uma vez indicado para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara. Em 1995 filia-se ao Partido Progressista Brasileiro (PPB), resultado da fusão do PPR com o PP.

Em 1998, exercendo seu terceiro mandato de deputado, se candidatou ao cargo para presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Em 2002, foi eleito pela quarta vez ao cargo de deputado federal pelo PPB, mas nesse mesmo ano, filia-se ao PTB. No início de 2005 deixa o PTB e filia-se ao PFL. Em abril, deixa o PFL e filia-se ao Partido Progressista (PP). Em 2006 é eleito para seu quinto mandato. Assume a titularidade das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Em 2014, Jair Bolsonaro foi reeleito para o seu 7º mandato. Em março de 2016, filiou-se ao PSC, em 2017 esteve em negociações com o Patriotas (PEN). Em 2018 a sua candidatura à Presidência do Brasil foi feita através do PSL.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0