Vitória de Bolsonaro pode ser positiva para Raquel Lyra aponta analista

A eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para presidência da república pode afetar de forma positiva ou negativa as próximas eleições municipais de 2020, que ocorreram em todo o país. Principalmente se levarmos em consideração que em Caruaru o presidenciável mais bem votado no segundo turno foi Fernando Haddad (PT), com 53,97% dos votos válidos, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) teve 46,03% dos votos. 

Procurando entender como esse resultado pode afetar a atual gestão e também as próximas gestões, a equipe do Mídia Urbana entrou em contado com o analista político, Mario Benning, para que ele esclarecesse todas as possíveis dúvidas sobre os impactos desse resultado.

Continua após a publicidade

Sobre a atual gestão, Mario contou que o resultado não irá afetar negativamente, pois ela é do partido do PSDB, que provavelmente será alinhado com Bolsonaro. “O PSDB provavelmente vai migrar para as mãos de Dória, pois é a grande líder atualmente do partido, e Dória já disse que vai colocar o PSDB alinhado com Bolsonaro”, conta.

Outro ponto positivo que Mario disse para o Nordeste de uma forma geral, é que o presidente terá que procurar aumentar sua aceitação na região, assim possivelmente procurando novos aliados. “Seria um erro tremendo se ele procurasse retalhar o Nordeste”, destacou o analista.

Mario também lembrou que Raque Lyra conta com apoiadores como o ex-ministro Mendonça Filho, que tudo indica que será contemplado no ministério de Bolsonaro, o que irá facilitar a interlocução da Prefeita com o ministério federal.

Sobre a eleição municipal de Caruaru em 2020, o analista conta que os resultados irá depender muito de como será o governo de Bolsonaro. “Não é porque automaticamente se trata de um candidato de direita que temos que esperar o sucesso ou o fracasso do governo”.

Mario explicou em que caso o governo seria usado pelos candidatos. “Se ele tiver o sucesso que teve o governo Lula, ou seja um governo que tem a base popular, que tenha a aprovação do povo, ou seja, se o governo for um sucesso, teremos vários candidatos que vão querer vestir a pose de candidato de Bolsonaro”.

Para finalizar, Mario colocou a posição que a prefeita de Caruaru, Raque Lyra se colocou como algo positivo, pois se o governo do candidato não for como os seus eleitores esperam, ela poderá usar o álibi  de que ficou neutra durante o segundo turno das eleições a presidência.

Recomendado para você