Cálculo para aposentadoria muda a partir de hoje (31)

HomeBRASIL

Cálculo para aposentadoria muda a partir de hoje (31)

A partir desta segunda-feira (31), um novo cálculo será utilizado para as aposentadorias por tempo de contribuição. A atual regra é conhecida como

Reforma da previdência prevê idade mínima de 60 anos para professor se aposentar
Senado conclui votação da Reforma da Previdência com rejeição de destaques
Mais de 200 servidores com risco de perder a aposentadoria

A partir desta segunda-feira (31), um novo cálculo será utilizado para as aposentadorias por tempo de contribuição. A atual regra é conhecida como 85/95, com a nova regra que aumenta um ano a mais para homens e mulheres, passa a se tornar 86/96.

Com a formula antiga, a idade da pessoas somado com o tempo de contribuição deveria ser 85 para mulheres e 95 para homens. Já em relação ao tempo de trabalho, era de 30 anos para mulheres e 35 para homens. Com a nova regra, passam a soma deve dar 86 e 96 respectivamente. Ou seja, um homem que trabalhou 35 anos, deverá ter no mínimo 60 anos para poder se aposentar.

O objetivo, é que essa idade seja aumentada, gradualmente, até 2026, assim chegando a 93 e 103 anos. O pedido de aposentadoria pode ser solicitado pelo número 135 ou pelo site do INSS.

Vale lembrar que atualmente, o trabalhador pode optar por se aposentar apenas por tempo mínimo de contribuição, ou seja, 30 anos para mulheres e 35 para homens, independendo de idade. Porém, nesses casos, pode ser aplicado o chamado fator previdenciário, o que reduz o valor da aposentadoria.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: