Vereador de Caruaru quer fiscalização em Jucazinho; barragem está em alerta de risco

Continua após a publicidade

(Foto: Divulgação/Compesa)A barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, está em situação de alerta de risco. A única barragem Pernambucana encontrada no relatório de risco da Agencia Nacional de Água (Ana), chamou a atenção do vereador Marcelo Gomes (PSB), que levou o assunto para a sessão da última terça (05), (na Câmara Municipal de Caruaru.

Leia também: Barragem de Jucazinho é considerada de risco segundo a Agência Nacional de Água

No relatório divulgado pela Ana, a barragem apresenta fissuras nos vertedouros laterais, e também mostra que foi constatado que a bacia de dissipação não é suficiente para sustentar a vazão da água do rio. Caso acontecesse um desastre, os estragos poderiam chegar até a cidade do Recife.

Com todas as informações do que pode acontecer no local, Marcelo sugeriu através de requerimento a criação de uma Comissão Especial para acompanhar a situação de Jucazinho e também defendeu uma visita ao DNOCS e à Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado para obter mais detalhes sobre a situação.

O vereador disse que o cuidado com o local aumentou após a tragédia de Brumadinho, “Jucazinho está em colapso, mas depois da tragédia de Brumadinho, todo mundo ficou apreensivo com esse gigante adormecido que está bem ao nosso lado. É preciso esclarecer a população sobre a real situação”, argumentou Marcelo Gomes.

Recomendado para você