Lançamento do livro “Sobre Fotografia e Sertão” é realizado nesta quinta (21)

HomeCARUARU E REGIÃO

Lançamento do livro “Sobre Fotografia e Sertão” é realizado nesta quinta (21)

O lançamento do livro “Sobre Fotografia e Sertão” acontecerá nesta quinta-feira (21), às 14h, no Armazém da Criatividade, no Polo de Caruaru. O livro é de autoria dos fotógrafos Miva Filho e Juliana Leitão, e surgiu depois de uma pesquisa desenvolvida entre 2009 e 2011, e retomada em 2016 com o financiamento do Funcultura.

A obra apresenta as discussões resultantes da pesquisa realizada com o intuito de mapear as relação entre Imagem e Sertão. O estudo propõe dialogar com as pessoas que produzem imagens do Sertão de hoje em trabalhos reconhecidos. Assim, é possível mostrar o que hoje está sendo construído sobre o local.

“A pesquisa refletiu sobre a existência real e imaginária de ideias convergentes e contraditórias sobre um espaço que habita dentro de narrativas que combinam misticismos, lutas políticas, indústria da seca, desenvolvimento, agronegócio com o objetivo de analisar a construção imagética que os fotógrafos estão fazendo em projetos autorais sobre o Sertão de Pernambuco”, explica Miva Filho, fotógrafo e produtor da pesquisa.

“Entendemos a fotografia como um espaço de disputa, um dispositivo que serve a vários interesses e que construiu e constrói modelos de observação da região em questão. Então, se procuramos o Sertão nos jornais ou até em um site de busca feito o Google, aparece um amontoado de imagens quase idênticas. A ideia da pesquisa era justamente apresentar outros pontos de vista desse mesmo Sertão’, explica Juliana Leitão, fotógrafa e realizadora da pesquisa.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0