Aprovação de Bolsonaro é a pior entre presidentes eleitos no início de primeiro mandato desde 1990

HomeBRASIL

Aprovação de Bolsonaro é a pior entre presidentes eleitos no início de primeiro mandato desde 1990

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma nova pesquisa Ibope apontou nesta quarta-feira (24) que o presidente Jair Bolsonaro tem a pior aprovação entre os presidentes eleitos pelo povo em primeiro mandato desde a redemocratização. O governo é considerado ótimo ou bom por 35% dos brasileiros ouvidos e a sua maneira de governar é aprovada por 51%, enquanto 40% dos entrevistados reprovam a forma de gestão do presidente. 

(Foto: Divulgação / CNI)

Em relação à confiança, 51% dos entrevistados afirmaram confiar no presidente Jair Bolsonaro, enquanto 45% não confiam.

Bolsonaro tem pior avaliação no Nordeste

Os entrevistados na região Nordeste foram os que mais reprovaram os primeiros meses do governo Bolsonaro, 25% avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 40% avaliam como ruim ou péssimo. Entre os nordestino, 38% dos entrevistados confiam no presidente e 58% não confiam. Quanto à maneira de governar do presidente, 38% aprovam e 55% desaprovam.

A melhor avaliação do presidente Jair Bolsonaro se encontra no Sul, onde 44% avaliam o governo como ótimo ou bom. Para 60% dos sulistas, Bolsonaro é de confiança e 63% dos residentes no Sul aprovam a sua maneira de governar.

Avaliação por áreas

Quando o assunto é sobre a aprovação do governo por áreas de atuação, as melhores avaliadas são a segurança pública, onde 57% disseram aprovar as ações e políticas do governo; educação (51%); e meio ambiente (48%).

As áreas piores avaliadas são taxa de juros, onde 57% desaprovam as ações do governo, e impostos, com desaprovação de 56%.

A pesquisa foi feita entre 12 e 15 de abril e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. A margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

(Foto: Divulgação / CNI)

Comparação com outros presidentes

A taxa de popularidade do governo Bolsonaro é a menor quando comparada ao início de outros presidentes em primeiro mandato presidencial desde 1990. O índice de Bolsonaro é inferior ao primeiro governo FHC (41%), ao de Fernando Collor (45%) e aos primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (51%) e Dilma Rousseff (56%).

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0