Usuários do LEVA estão usando benefícios de forma indevida em Caruaru

HomeCARUARU E REGIÃO

Usuários do LEVA estão usando benefícios de forma indevida em Caruaru

(Foto: Divulgação)

No último dia 2 de agosto, foi protocolado no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) o uso indevido dos cartões LEVA. A notificação foi feita pela Associação das Empresas de Transportes Passageiros de Caruaru (AETPC), e levanta questionamentos sobre como esse direito intransferível estaria sendo mal utilizado.

A equipe do Portal Mídia Urbana conversou com o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique, que contou que os principais cartões a serem utilizados de forma indevida, diz respeito a gratuidade. “As pessoas que tem o benefício estão passando para terceiros”, afirma ele.

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SIBE), é responsável pelo reconhecimento facial dos usuários. Uma vez que a identificação é feita através de foto, de acordo com o cadastro, o sistema aponta que a pessoa não é o beneficiário.

De abril a junho deste ano, os usos indevidos na utilização dos cartões Leva chegaram a 227 casos. Desses, 136 do mês de abril, 54 do mês de maio e 37 do mês de junho. A principal demanda de bloqueio são dos cartões estudante e especial. A do idoso também se destaca, mas em quantidade menor.

O diretor institucional da AETPC, ressalta que a gratuidade é um direito social, e o uso indevido traz prejuízo a quem oferece o serviço, visto que o não beneficiado deveria estar pagando a sua passagem. “O que acontece hoje, é que essas gratuidades são custeadas pela população”, conclui Ricardo Henrique, se referindo ao prejuízo causado também a população como um todo.

Por fim, a AETPC informa que o procedimento contra esses tipos de caso estará a critério do MPPE.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0