“Escolas não estão ensinando crianças a serem gays ou lésbicas” diz pesquisador

HomeCARUARU E REGIÃO

“Escolas não estão ensinando crianças a serem gays ou lésbicas” diz pesquisador

Pesquisador defende que a escola deve ser um ambiente acolhedor (Foto: Cortesia)

Na próxima quarta-feira (21), o mestre em Educação e doutorando em Ciências Sociais, Émerson Santos lança o livro “LGBTfobia na Educação e a Atuação da Gestão Escolar”. A obra é resultado da dissertação de mestrado em Educação Contemporânea do autor, que busca dar ênfase ao papel escolar diante da LGBTfobia e a importância do direito de estudantes LGBTs terem acesso pleno aos estudos.

O livro ainda explora a diversidade sexual e identidade de gênero na educação. Segundo Émerson Santos essa é uma temática fundamental no campo da educação. A nossa equipe conversou com o autor sobre a importância do livro e a sua temática.

“Inúmeras pesquisas têm evidenciado que pessoas trans enfrentam inúmeras barreiras nas escolas”, afirma o autor explicando que esse é um ciclo comum para violência. Émerson ainda explica que são diversos os fatores que contribuem para isso. “Um elemento central é a falta de preparo dos(as) profissionais da educação para tratar dessa temática”, exemplifica ele questionando a falta de apoio dos órgãos municipais e estaduais.

A falta de formação e de políticas públicas, bem como o estigma social sobre o assunto mostram que o preconceito contra a comunidade LGBT é um reflexo da sociedade como um todo. “A escola não pode ser entendida como uma instituição apartada da sociedade”, relatou Émerson que em sua experiência como aluno homossexual da rede estadual, sentiu na pele o que muitos jovens passam. E ao ocupar o cargo de Conselheiro Estadual dos Direitos da População LGBT de Pernambuco, outros relatos começaram a chamar sua atenção pela ausência da gestão escolar.

Quando se trata de falar sobre diversidade de gêneros em escolas, a ideia de que os filhos estariam sendo doutrinados causa espanto nos pais ou responsáveis. “Isso vem sendo semeado e constantemente retomado no debate público por setores da sociedade que se dizem conservadores”, diz Émerson, ressaltando que é importante deixar claro que não existe proposta de “ensinar” orientação sexual e identidade de gênero na escola. “O que se espera é que a escola, seja um ambiente acolhedor”, conclui ele.

Para os interessados pelo livro, o lançamento ocorrerá às 19h no auditório Luiz Gonzaga na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru. Durante o lançamento, a obra será vendida com desconto de 20%. Os interessados ainda podem comprá-lo no site da editora Appris.

 

 

 

 

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0