Governo Federal mudará critério de concessão de bolsas de mestrado e doutorado

HomeCARUARU E REGIÃO

Governo Federal mudará critério de concessão de bolsas de mestrado e doutorado

O Governo Federal mudará o critério de concessão de bolsas de mestrado e doutorado no país. O novo sistema levará em conta o Índice de Desenvolvim

Capes anuncia corte de 5,6 mil bolsas de mestrado e doutorado
Cursos de inglês gratuitos oferecidos na UFPE são suspensos
MEC cortará pela metade custos com Capes em 2020

Novo sistema levará em conta o IDH dos municípios onde as faculdades estão localizadas (Foto: César Azevedo)

O Governo Federal mudará o critério de concessão de bolsas de mestrado e doutorado no país. O novo sistema levará em conta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios onde as faculdades estão localizadas, o teor das pesquisas e a nota obtida pelos cursos nos últimos anos.

A seleção de quais faculdades receberão dinheiro para bolsas de pós caberá a um algoritmo, os quatro quesitos terão um peso específico. A prioridade será dada a cursos como Engenharia e Saúde. A Capes é a principal financiadora de pesquisas de pós do país, para o Governo, uma vez que ela tem função social e de desenvolvimento das regiões, o foco será investir dessa forma.

Também serão concentrados esforços no doutorado, já que segundo o Governo apresenta maior impacto científico. A meta do Plano Nacional de Educação é de formar até 2024, 25 mil doutores por ano no País. Os valores pagos pela Capes variam de R$ 1,5 mil, para mestrado a R$ 2,2 mil, para doutorado. O valor considerado baixo para especialistas, poderá ser reajustado de acordo com a Capes, se houver folga fiscal nos próximos anos.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: