Zona rural de Caruaru será abastecida com água de carros-pipa por conta da seca

HomeCARUARU E REGIÃO

Zona rural de Caruaru será abastecida com água de carros-pipa por conta da seca

(Foto: Leonardo Santos/PMU)

A falta de chuvas durante o período de inverno nas áreas de influência da Barragem de Tabocas, localizada na zona rural de Caruaru, deixou o reservatório em situação de pré-colapso e hoje se encontra com apenas 0,98% de sua capacidade. A situação do manancial, responsável pelo atendimento do município de Santa Cruz do Capibaribe, levou a Companhia Pernambucana de Saneamento -Compesa a recorrer ao Sistema Prata-Pirangi para socorrer essa cidade do agreste pernambucano. Para viabilizar essa operação, foi necessário promover alteração no calendário de Caruaru, que entrou em vigor no dia 20 de agosto. No novo regime de rodízio, serão cinco dias com água e 15 sem. Antes, o abastecimento era de cinco dias com água e dez sem.

Já nas localidades de Contendas, Juriti, Rafael, Cachoeira Seca, Juá, Lajes, Jacaré Grande, Malhada de Barreira Queimada, Gonçalves Ferreira e Jacaré de Gonçalves Ferreira, na zona rural do município, o abastecimento será suspenso pela rede e o atendimento será feito por meio de carros-pipa, que alimentarão os pontos de distribuição de água em áreas estratégicas dessas localidades.

A Companhia reforça que a alteração no regime de abastecimento é provisória, tendo em vista que, no primeiro semestre do próximo ano, serão concluídas duas grandes obras hídricas estruturadoras: as adutoras do Alto do Capibaribe e de Serro Azul, que estão sendo executadas em ritmo acelerado e levarão segurança hídrica, a partir da água captada na Transposição do Rio São Francisco para 16 cidades do Agreste, entre elas, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe, cidades que, historicamente, sofrem com ciclos de seca extrema.

 

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0