Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas por 60 dias no país

HomeBRASIL

Bolsonaro assina decreto que proíbe queimadas por 60 dias no país

O decreto faz parte de um pacote com medidas de prevenção ao meio ambiente. (Foto: Marcos Alves/O Globo)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nessa quarta-feira (28) um decreto que proíbe, queimadas no país por 60 dias. A proposta de decreto foi encaminhada ao Palácio do Planalto pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e é medida contra os incêndios que atingem a região amazônica.

O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (29) do Diário Oficial da União. O governo ainda informou que a medida é “excepcional e temporária”. De acordo com o documento, a suspensão do uso do fogo não será aplicada em casos de controles para preservação e defesa dos vegetais, quando autorizado pelo órgão ambiental competente.

Em casos de práticas de prevenção e combate a incêndios e para práticas de agricultura de subsistência executadas pelas populações tradicionais e indígenas o decreto também não se enquadrará.

O decreto faz parte de um pacote que o governo Bolsonaro pretende legalizar com medidas de prevenção ao meio ambiente. A ideia é mostrar para os brasileiros e estrangeiros que a atual gestão não é leniente com as queimadas na Amazônia. O pacote está sendo organizado pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que viajará para a Região Norte.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0