De 10 mil pescadores prejudicados por óleo, cerca de 400 receberão auxílio

HomePernambuco

De 10 mil pescadores prejudicados por óleo, cerca de 400 receberão auxílio

(Foto: Cortesia)

Apenas 400 pescadores irão ter o direito ao seguro-defeso em Pernambuco, a partir do mês de novembro. O decreto foi assinado pelo presidente em exercício, Davi Alcolumbre, no último dia 24 e prorroga a concessão do benefício para profissionais que deixaram de trabalhar devido a presença do óleo nas praias. Porém, dos 10 mil pescadores do estado, só terão direito ao benefício, aqueles que realizam pesca de lagosta.
De acordo com o Ministério da Agricultura, a partir de novembro o benefício começará a ser pago, e irá atender 60 mil pescadores artesanais, enquanto em todo o Nordeste atuam 360 mil profissionais. Ao total serão destinados  R$ 59,9 milhões para o pagamento.
O QUE É O SEGURO-DEFESO?
O seguro-defeso é um benefício previdenciário pago aos pescadores que ficam impossibilitados de trabalhar durante o período de reprodução das espécies, quando a pesca é proibida. O valor do benefício é de um salário mínimo. Por conta do desastre ambiental, o governo federal prorrogou o pagamento de seguro-desemprego a pescadores de áreas atingidas.
Existem dois tipos de seguro: um pago aos profissionais que pescam em rios e outro destinado aos pescadores que trabalham no litoral. A medida anunciada é destinada apenas aos pescadores que recebem o seguro-defeso marítimo. Essa parcela atende a apenas 400 pescadores que fazem a pesca de lagosta no estado de Pernambuco.
Com informações do Diário de Pernambuco.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: