Candidata trans é eleita ‘Miss Simpatia’ em concurso de beleza no Agreste

Iris Sofia, 22, eleita Miss Simpatia no concurso ‘Garota Agricultura’. (Foto: Jhonata Albuquerque)

O concurso ‘Garota Agricultura’ que faz parte das comemorações da Festival Nordestino do Agricultor, em Chã Grande, no Agreste Pernambucano, elegeu na última sexta (22), uma mulher trans na disputa pelo título de Miss Simpatia. Íris Sofia, 22, ficou em terceiro lugar pelo título de Garota Agricultura.

“Já era um sonho poder participar desse concurso desde a sua volta em 2017, mas o que mais me motivou a participar foi poder mostrar que mulheres trans também podem ocupar esse espaço, podem mostrar que existem”, destaca Íris, ainda sem acreditar na conquista.

Continua após a publicidade

Esta foi a primeira vez na história do concurso em que uma candidata transexual recebe um título. Realizado anualmente desde os anos 1990, o concurso ‘Garota Agricultura’ deixou de acontecer em 2007 e retornou dez anos depois. De lá pra cá, diversas mulheres da própria Chã Grande e de povoados vizinhos disputam o título. 20 participantes fizeram parte do concurso em 2019.

Da esquerda para a direita: Ariadne Alessandra, primeira colocada, Diogo Alexandre, Prefeito de Chã Grande, Camila Vitória, segundo lugar e Íris Sofia, eleita Miss Simpatia. (Foto: Jhonata Albuquerque)

Na ocasião, Ariadne Alessandra, foi eleita a Garota Agricultura 2019. A jovem Camila Vitória ficou com o título de 2ª Garota Agricultura, já Íris Sofia foi eleita a Miss Simpatia.

Recentemente, Íris Sofia foi destaque no Miss Trans Pernambuco, onde representou a comunidade da Vila de Santa Luzia, em Chã Grande. Curiosamente, na disputa no Recife, também ficou com o título de Miss Simpatia, entre participantes de todo o estado de Pernambuco.

Íris Sofia, 22, eleita Miss Simpatia no concurso ‘Garota Agricultura’ em Chã Grande. (Foto: Jhonata Albuquerque)

Sobre o futuro, ela sonha com dias melhores. “Que nos enxerguem com outros olhos, que tenhamos mais oportunidades em nosso município e que o amor, a igualdade e o respeito prevaleçam”, finaliza.

Redação com informações do Chã Grande News

Recomendado para você