Brasil está em alerta contra o coronavírus

Foi instalado nessa quinta-feira (23), o Centro de Operações de Emergência (COE) – Coronavírus para atuar em possíveis casos que surgirem no Brasil. O alerta é de nível 1, em uma escala de 1 a 3. A instalação do COE é uma precaução, pois o comitê é ativado sempre que existe um evento de impacto na saúde pública.
Para o secretário substituto de Vigilância em Saúde, Júlio Croda, a avaliação de risco de propagação hoje do agente biológico é baixa. “Não sabemos, até o momento, a forma de transmissão. Por enquanto, o relato que chegou ao Ministério da Saúde é que existe uma transmissão restrita em familiares (de infecctados) e profissionais de saúde”, ressaltou.
O Ministério da Saúde confirmou ainda que recebeu cinco notificações de casos, tratados como suspeitos pelas secretarias estaduais, mas já foram descartados por não se enquadrarem nos critérios utilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“Até o momento, não existe nenhum caso suspeito de coronavírus no Brasil, mas nada impede que essa definição seja atualizada. Nossa recomendação para os gestores de saúde é de que leiam o boletim epidemiológico para saber como enquadrar os casos”, acrescentou Croda.
Com informações do Diário de Pernambuco.

Deseja receber notícias e todo conteúdo do Portal no seu Whatsapp? Envie ‘PMU’ para (81) 97101-3949 ou CLIQUE AQUI. É grátis e você fica bem informado o tempo todo.

Recomendado para você