Pernambuco e mais cinco estados do NE passaram pelo pico do coronavírus, diz estudo

Segundo o comitê científico de combate ao coronavírus do consórcio Nordeste, Pernambuco atingiu o pico da doença. Esta semana, o estado completou cinco meses das primeiras confirmações da covid-19.

Para chegar a essa conclusão, o comitê utiliza dados variados, como o número efetivo de reprodução do vírus em Pernambuco. Esse dado atualmente está entre 1,07 e 1,38. O número ainda é considerado alto, já que, quando o número de reprodução está acima de 1, representa que uma pessoa infectada pode transmitir a doença para mais de uma pessoa.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o comitê, no caso das mortes, Pernambuco vem apresentando uma redução na curva epidêmica. Esta semana, o estado atingiu a marca de sete mil mortes e para o comitê, o índice de morte é menor do que o Ceará. A média em Pernambuco de mortes é de 73,3 pessoas por cada 100 mil habitantes. No Ceará a taxa é de 87,7 por 100 mil habitantes.

O comitê ainda aponta que seis estados do nordeste já atingiram o pico da covid-19 até o momento:  Pernambuco, Ceará, Alagoas, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Recomendado para você