UFRPE e IFPE retomam aulas por meio de ensino a distância

HomeCARUARU E REGIÃO

UFRPE e IFPE retomam aulas por meio de ensino a distância

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) dão início, nesta segunda-feira (17), à retomada das aul

Governo abre inscrição para cursos técnicos em mais de 60 cidades pernambucanas
SESI abre inscrições para quatro cursos gratuitos
Sesi Caruaru oferece Educação de Jovens e Adultos a Distância

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) dão início, nesta segunda-feira (17), à retomada das aulas. Nessas instituições, a volta das atividades deve ocorrer de maneira remota, sem previsão de retorno à modalidade presencial devido à pandemia da Covid-19.

De acordo com o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, a universidade decidiu iniciar um Período Letivo Excepcional (PLE), um semestre de dez semanas que utiliza metodologias de ensino remoto. “Se o aluno não aderir, não será prejudicado. Pensamos nesse PLE num diálogo amplo com a comunidade, foi colocado em consulta pública e aprovado por unanimidade”, disse.

Os alunos que ingressariam no segundo semestre de 2020 na UFRPE também devem ser contemplados, mas em condições diferenciadas. Criamos um mecanismo para que eles pudessem participar do PLE como alunos especiais. Eles poderão pagar duas disciplinas do início do curso neste momento”, afirmou o reitor.

Para os alunos da UFRPE que não têm equipamentos eletrônicos para acompanhar as aulas, a instituição ofereceu um auxílio de R$ 1.380, dividido em quatro parcelas, para a compra de dispositivos como tablets e computadores.

(Foto: Reprodução/Internet)

IFPE

No IFPE, as aulas começam nesta segunda (17) para os campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Olinda, Pesqueira, Palmares e Vitória de Santo Antão. Não haverá aulas presenciais e o ensino deve ocorrer por meio de ambientes virtuais de aprendizagem.

Já para os alunos dos polos de Educação a Distância, as aulas começam na quarta (19). No Campus Paulista, a retomada ocorre no dia 24 de agosto, enquanto que, nos campi Belo Jardim, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Recife, as aulas são retomadas no dia 31 do mesmo mês.

Já na UFPE, a previsão é de que as aulas dos Estudos Continuados Emergenciais (ECE) tenham início na segunda (24). Previsto inicialmente para esta segunda, o semestre suplementar foi adiado em uma semana após estudantes relatarem dificuldades com o processo de matrícula. Um guia relativo ao semestre suplementar foi publicado no site da instituição.

do G1,

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0