Prefeitura inicia programa de inserção de DIU no pós-parto em Caruaru

HomeCARUARU E REGIÃO

Prefeitura inicia programa de inserção de DIU no pós-parto em Caruaru

As mulheres que tiverem bebê a Casa de Saúde Bom Jesus (CSBJ), em Caruaru, poderão inserir o DIU (Dispositivo Intrauterino), de forma gratuita, durante a sua permanência no hospital, se assim desejarem. O momento mais indicado para a colocação é logo após a expulsão da placenta, porém, pode ser inserido a qualquer momento, dentro de 48 horas após o parto.

“Garantir o implante de DIU para as caruaruenses é garantir a elas o poder de decisão sobre seu corpo e seus desejos, possibilitando o exercício do direito ao planejamento familiar”, disse a secretária executiva de Atenção Especializada, Regulação e Farmácia, Domany Cavalcanti.

O DIU é um método contraceptivo seguro, reversível e eficaz. Além disso, é um dos métodos com as taxas de falhas mais baixas, com média de uma gravidez por cada 100 mulheres implantadas, no primeiro ano de uso. Com isso, é um grande aliado para as famílias que buscam por um planejamento familiar.

Existem vários tipos de DIU. Os dispositivos que estão sendo ofertados pelo município são os de cobre, que pode ser usado por até 10 anos.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0