Forró é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

HomeBRASIL

Forró é declarado Patrimônio Cultural do Brasil

Nessa quinta-feira (09), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as ma

Noite gospel do São João de Caruaru 2018 é adiada
Xand Avião testa positivo para o novo coronavírus
Petrúcio Amorim se apresenta no Forró Lions em Caruaru

Nessa quinta-feira (09), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.

O forró também foi eleito um supergênero musical, por reunir ritmos nordestinos, entre eles, o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e o pé-de-serra. O pedido de registro para tornar o forró patrimônio cultural foi feito em 2011 pela Associação Cultural Balaio do Nordeste, do estado da Paraíba.

A relatora da proposta foi a conselheira Maria Cecília Londres, que fez uma ampla explanação sobre as origens do ritmo musical nordestino e da palavra forró. ela destacou ainda a relevância do forró por englobar atividades como artesanatos, orquestras sanfônicas, escolas de dança, preservação de instrumentos (rabeca, sanfona, triângulo, pífanos, zabumba etc). 

Com informações do Diário de PE.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0