Recurso para obter isenção do Enem 2022 deve ser feito até sexta (29)

HomeCARUARU E REGIÃO

Recurso para obter isenção do Enem 2022 deve ser feito até sexta (29)

As pessoas que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e a justificativa de ausência na edição de 2021 reprovadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) podem interpor recurso até as 23h59 desta sexta-feira, 29 de abril, pela Página do Participante, com envio de nova documentação comprobatória.

Vale lembrar que a aprovação dos pedidos de isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e das justificativas de ausência no exame de 2021 não garante a inscrição. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, tendo como referência edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.

Para justificar a ausência, o participante precisa observar a opção escolhida como motivo da falta, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022, e anexar a documentação correspondente. No caso do participante que teve a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada pelo Inep, é também necessário enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção, conforme listado no anexo II do edital. Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Login único – Para interpor recurso ao resultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022 e da justificativa de ausência na edição de 2021, o participante precisa utilizar login e senha únicos, cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br).

Quem não possui o login único para acesso aos serviços prestados pelo Governo Federal pode criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços. Caso o participante já tenha cadastro, mas não lembre a senha, é possível recuperá-la.

O login único faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. O cadastro garante mais segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0