Pernambuco tem o maior secretariado feminino da história na gestão de Raquel Lyra

HomeDIRETO DA REDAÇÃO

Pernambuco tem o maior secretariado feminino da história na gestão de Raquel Lyra

A governadora Raquel Lyra (PSDB) tomou posse no último domingo (1º), junto com o novo corpo de secretários estaduais. No total, são 27 secretarias, destas 13 são compostas por mulheres. Com isso, esse é o número de secretárias estaduais na história política do Governo de Pernambuco. Apesar de ser o maior número da história no estado, o maior número de secretários do novo governo ainda é de homens, são 14 secretários.

Em comparação com outros governos, esse ainda é o maior número de secretarias lideradas por mulheres. Na gestão do ex-governador, Paulo Câmara (PSB), haviam cinco mulheres secretárias estaduais, correspondendo a 21,73% da equipe que tinha, no total, 23 secretarias.

Desde 1995, entre os secretários e secretárias anunciados após as posses dos governadores, o que tinha mais mulheres antes do atual governo de Raquel Lyra, foi a gestão do ex-governador  Eduardo Campos, no segundo mandato, em 2011. A gestão começou com quatro mulheres entre 27 secretários. Uma delas era a própria Raquel Lyra, então Secretária Especial de Articulação Social.

A maior presença de mulheres significa que elas vão comandar áreas que, por muitos anos, foram geridas apenas por homens no estado. É o caso das secretarias de Saúde e Defesa Social.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0