Chuvas elevam os níveis das barragens no Agreste e Sertão pernambucano

HomeCARUARU E REGIÃO

Chuvas elevam os níveis das barragens no Agreste e Sertão pernambucano

Desde o sábado (18), as regiões Agreste e Sertão do Estado tem registrado fortes chuvas, elevando os níveis dos mananciais. No Agreste, o que teve o aumento mais expressivo foi a Barragem de São Jacques, localizada na cidade de Canhotinho, que aumentou em 22,83% o seu nível de acumulação. Saindo de 44,48% da medição realizada no dia 17, para 67,31% nesta quinta-feira (23).

Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe elevou seu nível em 8,28% ficando com 9,81% da sua capacidade. “Apesar do aumento do volume, a barragem ainda está em colapso, porém, com esse acúmulo conseguimos garantir abastecimento por mais 4 meses. O manancial atende o distrito de poço fundo (Santa Cruz do Capibaribe) e a cidade de Jataúba”, explica o gerente de Unidade de Negócios no Alto Capibaribe, Antônio Freire.

A Barragem de Tabocas, que fica na zona rural de Caruaru, acumulou 7,42% de água no período, passando para 73,11% de acumulação. Os demais mananciais do Agreste tiveram acumulação abaixo de 2%. Segundo Denis Mendes, gerente de Unidade de Negócios, no Agreste Central, “a previsão para os próximos meses é animadora, com volume bom de chuvas para a região do agreste. E, aumentando os níveis dos reservatórios nós temos mais tranquilidade e segurança hídrica para atender a população”.

No sertão do Estado, a barragem de Brejinho, na cidade de Triunfo saiu de 14% para 54% de armazenamento, nos últimos dias, levando a Compesa a iniciar os testes para a redução do rodízio no abastecimento do município.

COMENTÁRIOS

WORDPRESS: 0
DISQUS: 0